x edição

11 a 13 de Junho de 2021

Parceiros

CASA DE Santa Isabel

TROFÉUS DO OH MEU DEUS

A casa Santa Isabel é responsável pela criação e execução dos Cajados, troféus do K160 e do K100, bem como o troféus dos Partores da Serra da Estrela.

A ESSÊNCIA

A Casa de Santa Isabel é uma comunidade terapêutica para adolescentes e adultos com necessidades especiais. Na Casa de Santa Isabel procuramos formar uma comunidade que proporciona a cada pessoa a possibilidade de auto desenvolvimento, de cura e de realização do seu potencial.

O corpo jurídico da instituição é uma Associação e é como tal reconhecida como IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.

O IMPULSO COMUNITÁRIO

A Casa de Santa Isabel é guiada por um impulso comunitário e pelos princípios sociais, culturais e económicos da Antroposofia inspirada por Rudolf Steiner, doutorado em filosofia (1861-1925), uma mundovisão que abarca a compreensão espiritual do ser humano e do universo:

‘Numa comunidade de pessoas que trabalham juntas, o bem-estar da comunidade é tanto maior quanto menos o trabalhador individual reclamar para si os proveitos do seu trabalho e quanto mais desses proveitos forem entregues aos seus pares. Por sua vez ele permitirá que as suas próprias necessidades encontrem resposta no trabalho realizado por outros’.

OBJECTIVOS

O objectivo da Casa de Santa Isabel é de criar uma comunidade de vida, de trabalho e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais e seus colaboradores. Estes esforçam-se por criar relações sociais saudáveis num ambiente dedicado à renovação pessoal, social e cultural, à terapia e ao cuidado da terra. O reconhecimento do pleno potencial de cada indivíduo promove tanto a independência como a interdependência, o que possibilita a cada um o seu crescimento na vida da comunidade, enquanto permite à comunidade o crescimento com o indivíduo.

MISSÃO

Partilhar e desenvolver capacidades, respeitando as diferenças de modo solidário e ético.

VISÃO

Uma comunidade de vida e de trabalho com um ambiente terapêutico de qualidade para o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano.

VALORES

Respeito:  Aceitação do outro na sua humanidade,
Partilha:  Dar e receber;
Solidariedade:  Estar disponível para;
Ética:  Respeito por um conjunto de princípios e valores inerentes à nossa acção diária;
Responsabilidade social como somatório de todos os valores.

ESTRATÉGIAS

1. Maior co-responsabilização dos colaboradores;
2.  Potenciar áreas de produção com vista a uma maior sustentabilidade económica;
3. Maior interacção com a comunidade circundante com vista à implementação de parcerias;
4. Formação contínua dos colaboradores.

 

CISE

O Município de Seia idealizou e contruiu uma estrutura, com orientada para desenvolver atividades de educação ambiental e valorização do património ambiental da Serra da Estrela.

Esta estrutura, denominada CISE(Centro de Interpretação da Serra da Estrela), está sediada num parque verde com cerca de dois hectares, localizada em Seia. Sua missão é “sintetizar e divulgar conhecimentos sobre os processos naturais, sociais e económicos que condicionam a vida nesta montanha”.

O CISE apresenta um conjunto de estruturas e equipamentos multivalente de características únicas na região para a educação e divulgação ambientais, a investigação e a promoção turística, promovendo regularmente exposições, seminários, cursos de formação e visitas de interpretação ambiental, entre outras atividades.

O CISE é parceiro do Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela Seia 100 Milhas de Portugal.


O CISE está instalado num parque com uma área de cerca de 23 mil metros quadrados, situado no centro de Seia, constituindo o principal espaço arborizado da cidade.
Localização do Centro de Interpretação da Serra da Estrela
Rua Visconde de Molelos, 6270-423 SEIA
Telefone:238 320 300
Fax:238 320 309
E-mail: cise@cise-seia.org.pt
Site: http://www.cise.pt/pt/