Oh Meu Deus! Oh My God, Oh Mon Dieu, Oh Dio Mio, Oh Mein Gott!

Esta interjeição universal significa incredulidade por algo que se lhe depare.

O OMD Ultra Trail Serra da Estrela é a prova precursora em longas distâncias de trail running em Portugal Continental, sendo a primeira com 100km e 100 milhas.

A originalidade do nome significa, também, as dificuldades que irão encontrar ao longo do percurso. Um percurso extenso e de grande desnível. Juntando um sem número de dificuldades, inerentes ao esforço prolongado, à altitude, às amplitudes térmicas e temos uma prova incrível.

A procura de um limite físico, nos tempos que correm, é um objectivo de muitas pessoas. Essa glória de terminar é transversal ao primeiro e último a chegar à meta. A corrida não tem como principal objectivo, para a grande maioria dos participantes, vencer mas sim terminar. A sensação de levar até ao fim o desafio é um acto heróico e para guardar no álbum de memórias. É a entrada no Olimpo que não distingue o primeiro do último.

É alegria, é esforço, é dor, é a glória, é harmonia. É o pleno contato com a natureza, é o desafio, é o teste aos limites físicos e psicológicos. É adrenalina, é desporto de natureza… é a emoção de viajar pelos sentidos.