A ESSÊNCIA

A Casa de Santa Isabel é uma comunidade terapêutica para adolescentes e adultos com necessidades especiais. Na Casa de Santa Isabel procuramos formar uma comunidade que proporciona a cada pessoa a possibilidade de auto desenvolvimento, de cura e de realização do seu potencial.

O corpo jurídico da instituição é uma Associação e é como tal reconhecida como IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.

O IMPULSO COMUNITÁRIO

A Casa de Santa Isabel é guiada por um impulso comunitário e pelos princípios sociais, culturais e económicos da Antroposofia inspirada por Rudolf Steiner, doutorado em filosofia (1861-1925), uma mundovisão que abarca a compreensão espiritual do ser humano e do universo:

‘Numa comunidade de pessoas que trabalham juntas, o bem-estar da comunidade é tanto maior quanto menos o trabalhador individual reclamar para si os proveitos do seu trabalho e quanto mais desses proveitos forem entregues aos seus pares. Por sua vez ele permitirá que as suas próprias necessidades encontrem resposta no trabalho realizado por outros’.

OBJECTIVOS

O objectivo da Casa de Santa Isabel é de criar uma comunidade de vida, de trabalho e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos com necessidades especiais e seus colaboradores. Estes esforçam-se por criar relações sociais saudáveis num ambiente dedicado à renovação pessoal, social e cultural, à terapia e ao cuidado da terra. O reconhecimento do pleno potencial de cada indivíduo promove tanto a independência como a interdependência, o que possibilita a cada um o seu crescimento na vida da comunidade, enquanto permite à comunidade o crescimento com o indivíduo.

MISSÃO

Partilhar e desenvolver capacidades, respeitando as diferenças de modo solidário e ético.

VISÃO

Uma comunidade de vida e de trabalho com um ambiente terapêutico de qualidade para o desenvolvimento integral e harmonioso do ser humano.

VALORES

Respeito:  Aceitação do outro na sua humanidade,
Partilha:  Dar e receber;
Solidariedade:  Estar disponível para;
Ética:  Respeito por um conjunto de princípios e valores inerentes à nossa acção diária;
Responsabilidade social como somatório de todos os valores.

ESTRATÉGIAS

1. Maior co-responsabilização dos colaboradores;
2.  Potenciar áreas de produção com vista a uma maior sustentabilidade económica;
3. Maior interacção com a comunidade circundante com vista à implementação de parcerias;
4. Formação contínua dos colaboradores.