É um projecto da Câmara de Seia que visa a difundir o conjunto de aldeias do seu concelho. Para esta finalidade, foi editado um roteiro turístico das Aldeias de Montanha em redor do maciço central da Serra da Estrela.

O objetivo deste projeto visa a preservação e requalificação do património cultural e ambiental dos pequenos aglomerados da região da Serra da Estrela. A ligação das várias aldeias em rede, elaborados em roteiros integrados, visa o desenvolvimento destas zonas através do turismo de natureza.

Nas prioridades estratégicas do Município de Seia, o Projeto de Dinamização da Rede de Aldeias de Montanha objetiva, principalmente, o desenvolvimento de forma criativa e inovadora, produto turístico assentado nos potenciais culturais e tradicionais.

O início do projeto piloto iniciou-se com a brochura turística que refere, de forma suncita, as potencialidades naturais das povoações situadas em plena Serra da Estrela como as aldeias: Alvôco da Serra, Cabeça, Lapa dos Dinheiros, Loriga, Sabugueiro, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide.

A localização privilegiada destas freguesias, alojadas em vales cavados por rios e ribeiras, que têm as suas nascentes no alto da serra, é a melhor forma de conhecer as suas maravilhas naturais, contatar com suas populações que até hoje mantém as suas tradições de sempre.

Por estas Aldeias irá passar o Oh Meu Deus Ultra Trail Serra da Estrela Seia 100 Milhas de Portugal.

Faça um gosto na página do facebook das Aldeias de Montanha e fique por dentro das novidades: https://pt-pt.facebook.com/aldeiasmontanha